quarta-feira, 5 de março de 2014

Copa do mundo Fifa Brasil 2014

2014 Copa do Mundo Fifa Brasil está a quase dois meses de ser lançado. Porém, o próximo game da linha FIFA não é outra adição na lista anual pela qual a franquia é conhecida. Assim como em 2010, a Electronic Arts planeja para este ano um segundo jogo, baseado na Copa do Mundo, que apresenta um trabalho bem mais personalizado que os update anuais. O TechTudo teve a chance de testar, em primeira mão, quais serão as novidades para esta versão diferenciada. Confira nossas impressões.

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Para o mundo jogar

De fato, o jogo grita desde o primeiro instante que não é apenas outro Fifa: desde o menu inicial, todas as telas são incrivelmente coloridas e estilizadas, com a trilha sonora tipicamente americana substituída por world music feita em diversos países e constantes referências ao aspecto global do evento.

Mesmo durante as partidas, as interrupções são aproveitadas para a inclusão de cenas de torcidas ao redor do mundo, com fantasias, caras pintadas e aglomerações em locais famosos. Todos os menus são realmente alegres, e o jogo parece usar de uma intensificação visual, com filtros que tornam a aparência mais vibrante que o comum.


Mais importante do que isso, no entanto, é a decisão consciente da EA de mudar radicalmente a jogabilidade desta edição especial, trocando os controles precisos e simulações complicadas por mecânicas muito mais simplificadas, para que mesmo que o jogador mais inexperiente consiga participar.

“É com certeza o jogo FIFA mais acessível que já fizemos. Queremos transmitir as sensações exclusivas da Copa, e queremos que o máximo de pessoas possam experimentá-la”, explicou o produtor dos games da franquia, Gilliard Lopes. “Não é um jogo feito para o fã de FIFA – mesmo porque ele vai encontrar muita coisa da Copa do Mundo no próprio FIFA14 -, mas para aquelas pessoas que se tornam fãs de futebol com mais intensidade durante a Copa, que querem participar de forma mais envolvida com esse grande evento”, completou.


A impressão inicial é que o jogo se tornou bem mais rápido, contrariando a tendência recente da franquia de substituir velocidade por precisão, mas em segunda análise é possível notar inúmeras diferenças. Para atrair mais público, passes e chutes agora são quase teleguiados, bastando pressionar um botão para que o jogo ajuste a trajetória e a força da bola; as batidas de pênaltis foram refeitas, com ajuste de chute facilitado e uma barra de precisão mais difícil de ser centralizado, assim como inclusões das novas “firulas do goleiro”. Um novo modo “Iniciante”, mais fácil que o Amador, foi incluído para que qualquer pessoa tenha um desafio à altura.

Algumas invenções que apareceram no Fifa 14, como o Modo de Treino integrado à campanha, foram incorporadas nesse FIFA Copa da Mundo. Apesar de não ter nada equivalente ao modo Ultimate Team em seu cardápio, este jogo terá 10 modos de jogo, 7 deles terminando na Final da Copa. Existe o “Caminho para o Rio”, que é jogado como um jogo de tabuleiro, no qual a última casa é a final no Maracanã e cada partida tem todo o tema visual adaptado para o local e a importância que ocupam.


O modo Capitão da Seleção, como seu equivalente nos jogos normais, dá controle de um único jogador em jogos e treinos, desafiando o usuário a sair de um "timeco" de segunda divisão até se tornar o capitão da seleção. Para quem quer uma experiência mais longa, o modo “Caminho para a Copa” refaz todo o trajeto de eliminatórias até a competição de fato, e nele é preciso se manter no time que o jogador inicialmente escolher. De forma similar, um quarto modo chamado História da Eliminatórias traz cenários famosos de partidas pré-Copa, para que os fãs possam aproveitar.

Do outro lado desse cardápio estão os modo online do Fifa Copa do Mundo 2014, que são basicamente dois: primeiro e básico, será possível jogar Copas do Mundo online com outros jogadores pelo mundo, escolhendo um time fixo e tentando a sorte em 7 partidas consecutivas, das quais apenas o Campeão do Mundo ganhará todas.

Os amistosos online, sempre presentes, estarão de volta, mesmo que apenas entre seleções. Isso não quer dizer que as funções conectadas acabam por aí, pois as atualizações de escalações, status individuais e placares da Copa estarão nos servidores da EA apenas uma hora depois de terem acontecido (essa é a promessa). A EA pretende não apenas atualizar as fichas das seleções em tempo real, mas disponibilizar cenários de partidas reais, recém-finalizadas, para que qualquer usuário possa imediatamente viver uma versão alternativa daquele embate, seja ele a Final da Copa ou algum jogo simples de grupo.


Borrando a tinta

A única grande catástrofe de toda a experiência é perceber, no final da geração, como estão defasados PlayStation 3 e Xbox 360. A EA claramente forçou a mão na hora de definir os limites gráficos do jogo, e a enorme quantidade de detalhes em tela exigiu sacrifícios severos. Há constantes quedas nas taxas de quadros, serrilhados por toda parte e os alegados 720p de resolução chegam a ter um aspecto de Wii com relação a eles, volta e meia.

Em conjunção com a questionável escolha por publicar este jogo apenas para as ditas plataformas, a EA acabou se enfiando num buraco: FIFA Copa do Mundo 2014 é um jogo que tem uma elaboração artística para maravilhar, mas tem que constantemente lidar com um hardware muito aquém de suas ambições. O jogo acaba tendo um visual emporcalhado, com detalhes demais e definição de menos. Poderia ter sido nas plataformas da próxima geração, com um pouco de ambição.


O FIFA mais brasileiro

“Este com certeza é o FIFA mais brasileiro que já fizemos”, disse o Gilliard Lopes durante a coletiva. Com 203 seleções presentes e mais de 7.500 jogadores com estatísticas reais inclusos, a afirmação parece um pouco arriscada, mas a dúvida se desfaz no primeiro Start. Como dito antes, a trilha sonora tem um gostinho tipicamente brasileiro, e o esquema de cores em verde, amarelo e azul não deixa dúvidas sobre a sede da Copa. Para reforçar essa mensagem, 12 dos 21 novos estádios são brasileiros – todos das cidades-sede – e a loja virtual do jogo está forrada de artigos de antigas seleções brasileiras, com uniformes desde a década de 70 disponíveis.

A narração e os menus em português do Brasil não são apenas outra língua, nesse caso, mas uma adição de primeira linha que a EA planejou para um de seus maiores mercados de Fifa. Dublado por Tiago Leifert e Caio Ribeiro, já habituados com a franquia, a versão brasileira é a que mais tempo arquivos de som entre todas, com 42 horas de dublagem, 4.500 linhas individuais e muitas piadas internas e referências que só farão sentido para os brasileiros. Em um determinado momento de nosso teste, Caio Ribeiro (que é ex-jogador, além de comentarista) aproveitou um intervalo na partida para contar a própria experiência naquele estádio.

No Brasil, o jogo será lançado no dia 17 de abril, um mês antes do início da Copa, apenas para Xbox 360 e PlayStation 3. Embora não haja confirmação sobre o preço nacional neste momento, a Warner foi enfática em lembrar que a versão para download também terá as adaptações para o Brasil, e que todas as atualizações vão acontecer em tempo real para elas. A única dúvida que paira, ainda, é se as adições feitas para este novo game 2014 Fifa Copa do Mundo serão levadas para o Fifa 15, mas, quanto a isso, a EA desconversa: “Fifa 15? Vai ter um FIifa 15 mesmo?”.


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